Corset em alta

Abolido há quase 100 anos, o corset esta em alta, hoje peça chave da estação. 

Coco Chanel diria que as mulheres retrocederam em todas as conquistas femininas. Só que desta vez as mulheres se amarram por vontade própria!

Chanel morreria com a volta triunfal dos corsets, mas Christian Dior, responsável pelo New Look em 1947, daria pulos de alegria. O New look de Dior trouxe novamente a silhueta corselada. A famosa estilista francesa, na época mandou o recado: “Esse homem está louco? Vestidas desse jeito, como podemos ir e vir, viver?”

Os Corsets atuais são mais confortáveis, visam delinear as formas femininas sem estrangular as curvas, além de mexerem com o imaginário masculino.

Segundo Bruno Silvestre, Designer, 24 anos “O corset ao mesmo tempo que é sexy, não mostra-se vulgar e o desenho do corpete acaba sendo um tanto quanto clássico." isso comprovando mais uma vez o sucesso dessa peça tão enigmática.

O corset também é muito forte no boudoir Francês. Maria Antonieta, a rainha Austríaca que se casou com o rei Luis XVI muito conhecida por dar as costas para a miséria do povo francês,  resistiu ao rígido protocolo de usar espartilhos. Começa a usá-lo, porém, modificando suas modelagens pelos Marchandes des Modes (atuais estilistas). Era uma mulher que deixava seu toque em tudo que usava, por isso se tornou ícone de Moda.

Vale a pena conferir os looks da Rainha Maria Antonieta exibidos na exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950” que acontece de 02 de julho 2010 à 01 de agosto de 2010.

Além da Rainha a exposição trás os figurinos de Carlota Joaquina; a dançarina francesa Louise Weber; a esposa do pintor Monet, Camille Monet; a esposa de Napoleão Bonaparte, Josephine de Beauharnais; a Princesa de Joinville, Francisca de Bragança e a Baronesa de Pinto Lima, Maria Joana Lopes Araújo. Vestidos inspirados em obras de pintores famosos e reproduzidos fielmente desde a combinação de cores e nuances de tecidos, aplicações de rendas, armações para dar volume aos vestidos (crinolinas), entre outros detalhes.

O evento tem o objetivo de mostrar tendências da moda francesa demonstrando o que aconteceu durante o período de 1750 a 1950, épocas altas do Corset.

Para você que mora no litoral ou que vai curtir o fim de semana, aí segue a dica Tudo é Moda:

Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950”
Local : Shopping Jequiti - Praia de Pernambuco - Guarujá.
No período de 02/07 a 01/08,
das 10h às 20 horas de domingo a quinta e das 10h às 23 horas de sexta e sábado.
Entrada franca.




Fotos da exposição

Akemi Joy

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Corset em alta"

Postar um comentário